Fundação Andrea Bocelli

02/12/2020 Fundação Andrea Bocelli: Um novo coração musical para Camerino conta com equipamentos doados pela Shure

CHICAGO, 2 de dezembro de 2020 — A nova Academia de Música de Camerino, construída em menos de 150 dias graças aos recursos e à supervisão da Fundação  Andrea Bocelli (ABF), já está aberta a todos os talentosos estudantes da região italiana de Camerino. Andrea Bocelli, famoso tenor e fundador da ABF, esteve presente na cerimônia de inauguração.

O projeto da Academia de Música de Camerino, que beneficia mais de 160 estudantes de música, foi erguido com técnicas de construção modernas e antissísmicas, e contará com salas de aula temáticas, áreas de uso comum e um auditório.

As novas instalações vão oferecer aulas para os alunos inscritos e servir como um escritório separado, desempenhando um papel ainda mais importante para o território. O mundialmente renomado arquiteto Renzo Piano, o Município de Camerino, associações da região, a universidade da cidade, escolas secundárias de música e o Conservatório de Fermo também se envolveram no projeto.

A Shure Incorporated, importante fabricante global de equipamentos de áudio, forneceu microfones e fones de ouvido à  Fundação  Andrea Bocelli . Esses equipamentos ajudaram nos esforços da fundação para construir a nova academia, destruída por um terremoto que abalou a região central da Itália em 2016.

Assim como outras organizações sem fins lucrativos, a Fundação Andrea Bocelli  sofreu uma drástica redução na arrecadação de recursos devido à pandemia de Covid-19. A receita adicional para o projeto também foi afetada pela interrupção das apresentações ao vivo de Bocelli.

O projeto de Camerino e sua necessidade de doação de equipamentos de áudio foram levados à atenção da Shure por Andrea Taglia, engenheiro de som de Andrea Bocelli.

“A Shure tem trabalhado há anos com Bocelli e Taglia, que proporcionam uma valiosa contribuição a nosso processo de desenvolvimento de produtos”, comentou John Born, Gerente Sênior de Produtos da Shure. “O reconhecimento que eles possuem no meio e sua capacidade de levar uma experiência de áudio de padrão internacional aos maiores locais de apresentação são insuperáveis. Embora continuemos sendo sua primeira opção para turnês, nós nos sentimos especialmente honrados pelo fato de os equipamentos da Shure terem sido selecionados por sua equipe de instalação em um projeto tão ambicioso e complexo.”

A Shure forneceu diversos equipamentos de áudio, entre eles, microfones de gravação em estúdio KSM, microfones de lapela Microflex®, sistemas de microfone sem fio digitais SLX-D e fones de ouvido SRH profissionais com qualidade de estúdio. Conjuntamente, esses produtos oferecerão a qualidade de áudio cristalina que o projeto merece.

“Temos a grande satisfação de prestar nosso apoio à Fundação Andrea Bocelli  para esse projeto tão importante e valioso”, acrescentou Christine Schyvinck, Presidente e CEO da Shure. “A Academia de Música de Camerino se alinha perfeitamente com os objetivos do programa de responsabilidade social corporativa da Shure, que apoia o desenvolvimento de futuras gerações de músicos, particularmente aqueles em condições de dificuldade. Para a Shure, é um privilégio estar associada a Bocelli, Berti e sua excepcional organização.”

“Somos muito gratos por uma casa de música adequada (que também se tornará um campus do Conservatório de Fermo) ser entregue oficialmente à comunidade desta cidade universitária para atuar como centro educacional e artístico à altura da nobre tradição que caracteriza a vida cultural de Camerino há séculos”, declarou Laura Biancalani, Presidente da ABF.

A nova Academia de Música de Camerino foi construída graças às doações recebidas durante a campanha de solidariedade por SMS “With You, For a New Beginning” (Com você, por um recomeço) e contou com uma série de valiosos parceiros: Fondazione De Agostini, Poligrafici Editoriale, Celebrity Fight Night Foundation, Associazione Adesso Musica, PSC Group, Subissati, o Senado da República, Fabbrini Pianoforti, Order Sons and Daughters of Italy in America, Mike Ferry Organization, Stewart Rahr Foundation, Stefano Ricci SpA e Columbus Citizens Foundation, juntamente com Luxy, Blackfin, Fondazione Varaldo di Pietro, Rotary Club Montecarlo-Piana di Lucca, Club Zeta3mendi, Confartigianato Cremona — Gruppo Liutai E Scuola Internazionale di Liuteria, Italy For Christ, SIAE, Shure, Lenovo, Amitie Sans Frontieres Firenze, Ermenegildo Gnutti, Targetti, Gruppo Giardini e Lions Club Busseto.

Sobre a Fundação Andrea Bocelli

A Fundação Andrea Bocelli (ABF) foi criada em 2011 pela família Bocelli, inspirada no amor e na positividade dos fãs e parceiros de Andrea Bocelli de todo o mundo. Desde então, a ABF cresceu e se tornou uma organização sem fins lucrativos independente liderada por profissionais que supervisionam o desenvolvimento estratégico de ideias.

A missão da fundação é capacitar pessoas e comunidades em situações de pobreza, analfabetismo e que sofrem com doenças e exclusão social por meio da promoção e do apoio de projetos nacionais e internacionais para ajudar as pessoas a superarem esses obstáculos e expressarem seu pleno potencial.

A ABF já arrecadou desde 2011 mais de € 30 milhões e financiou a construção de oito escolas na Itália e no Haiti, possibilitando que mais de três mil estudantes tivessem acesso a educação. A cada dia, a ABF garante acesso a água potável a mais de 400 mil pessoas e fornece assistência médica básica em cinco das comunidades mais remotas e pobres do Haiti.

Além disso, a fundação implementa e promove projetos educacionais que utilizam a música como elemento adicional para a inclusão social e o aperfeiçoamento de talentos, em consonância com o objetivo 4.7 da Agenda 2030 das Nações Unidas.